top of page
Buscar
Foto do escritorFundação AMORE

Quão fértil é o seu Coração?

Uma amorosa reflexão baseadas nas palavras de nosso Mestre Jesus sobre a depressão e a retomada da vida pela fé.


Neste mês de prevenção ao suicídio, reflita e esteja atento a está causa tão importante, levando essa atitude de amor para todos os demais dias de sua vida.


Podcast: Acesse o podcast da Fundação AMORE clicando na imagem abaixo



Como esperar grandes frutos de sementes semeadas em terra tão frágil?


Como criar fantasias de glórias e júbilos de ações tão imaturas e pobres de amor e alegria?


A ilusão, é a base de seu sofrimento, pois você espera que seu mundo entregue à você uma felicidade e paz impossível de acontecer, simplesmente pelo fato de você não permitir que isso aconteça. 


Os desejos são tantos e tão compulsivos, que até um Deus externo à você foi criado, apenas para você ousar dizer a ele o que ele deveria lhe dar.


Você se desespera e hoje sofre com uma mente deprimida, pois logo de partida em sua existência, você aprendeu que sofrer era bom. Quando chorava ganhou colo, quando adoecia ganhou mimos, dormia na cama de seus pais, faltava a escola, e era bajulado como um bibelô frágil e sensível ao mundo.


De tanto isso ver, nisso você acreditou, e isso você acredita ser.


Quando estava disposto, forte, correndo e brincando, era prontamente repreendido, ordenado a ficar quieto, passivo, calado…deprimido. E assim aprendeu que isso era o certo. Você desaprendeu a ser feliz.


Mas hoje, quando não somos mais pequenos bibelôs frágeis e indefesos, o aprendizado guardado na mente ainda brota em sementes fortes e frutos suculentos de medo e angústia, pois você todos os dias os prefere cultivar. Seus medos são agora os seus próprios bibelôs, que você bajula e cultiva, pois não sabe ser de outra forma. Você se cansou de ter medo, e agora quer mudar.


E ao desejar mudança, como pré requisito, precisará conhecer mais de si, para assim, iniciar o seu processo de descoberta e cura. Você agora se vê mais competente para novas coisas cultivar em sua mente.


Mas você simplesmente, sem se importar em preparar terreno, de limpar todas as pedras de medo que em ti habitavam, decidiu as aterrar, para com apenas um pouco de nova terra, novos sonhos plantar na esperança de que frutos também novos, definam quem tanto você deseja ser… você sonha em ser alguém diferente, sem nem ao menos se notar, amorosamente, já sendo o que se tanto deseja. Você é perfeito.


Neste novo solo que você criou em cima das pedras que você mesmo colocou em sua mente, as novas sementes que você cultiva, agora começam a brotar. Você espera que elas cresçam rápido, que prosperem e produza bons frutos como o amor, a felicidade, a alegria, a beleza e o auto-conhecimento.

 

E isso acontece, suas sementes brotam rápido, mas seu novo solo ainda só possui pedras em baixo desta fina camada de terra que você se deu. Assim como rápido brotaram, rápido queimam, pois sem raízes não se alimentam e na frentes de seus olhos murcham, apodrecem e somem. 


Assim é o início de sua caminhada na vida espiritual. Inocente, despretensiosa e com uma camada bem fina de fé. É assim que muitos vivem. Essa é a grande ilusão.


Ao ver suas sementes morrerem tão rápido, você novamente cai, e lembra, de novo com auto-piedade e medo, como é bom sofrer. Você ainda não aprendeu; tampouco se cansou o suficiente.


Ficamos nesta situação por longa fase da vida. Desistimos de nosso jardim de sonhos, e nos acomodamos em nosso sofrer. Nos entregamos ao conforto que o sofrer trás com ele, e adormecemos.


Sua mente está adormecida, mas seu jardim não. Aquela pouca terra que você julgou ser suficiente para fazer frutificar sonhos tão grandes, era pouca para eles, mas não para o que nasceu em você. As pedras que deram a base de sua frágil fé não deixaram as raízes de seus desejos vingar, mas foram suficientes para fazer espinhos poderosos surgirem. 


Esses espinhos são as seduções deste mundo as quais você se entregou. Sua luxúria, seu egoísmo, seus acúmulos e posses. A falta de amor ao próximo também é fértil em terrenos assim. Gera espinhos fortes, curvos e longos, que com eles arrastam e fazem novos e cada vez mais espinhos surgirem. 


Você agora, sem saída, encurralado por estes espinhos que você mesmo cultivou, se vê cansado, e agora sim, cansado verdadeiramente. Cansou de se ver em seus sonhos eles brotarem em meios a espinhos, que os sufocam e aprisionam.


 Mas não basta se cansar. É preciso agir!


É preciso se manter firme na certeza de que é preciso mudar. De que é preciso movimento para deste ciclo de sofrimentos sem fim, você sair. E acredite. O esforço é pouco. Basta querer. A hora é agora e sempre foi no agora.


Você com suas próprias mãos, arranca e afasta uma selva de dor que criou em sua volta. Os pensamentos tristes e cinzas, de uma mente que só pensava em se afagar e mimar com mentiras sobre quem você nunca foi, se cansa, e pensamentos novos de auto preservação e vida, agora percebidos por você. Percebidos porque sempre ai estiveram, mas só agora você os olha, e os vê.


Você encara de frente um dos espinhos que em seu jardim germinou, entende de onde brotam, e com força e fé arranca cada um deles, total e profundamente, removendo não só a eles, mas todas as raízes que nutriam cada um de seus sofrimentos.


Ao final, com o campo agora limpo e aberto, você começa um novo solo preparar. E vai, com as mãos já calejadas de tantas batalhas, começar a remover todas as enormes pedras que eram a base de seus medos, frustrações, mentiras e futilidades, das quais seu mundo era feito.


Você agora, depois de limpar sua mente e remover todas as suas ilusões, agora sim, possui um solo fértil. Possui uma fé sem bloqueios ou medos. Você se tornou a própria fé.


Debaixo das pedras você encontrou a si mesmo. Onde sempre esteve, mas insistia em se esconder.


Agora, exposto e desnudo, mas forte e vitorioso da batalha, percebe que as sombras dos espinhos apenas serviram para seu verdadeiro solo manter intacto, imaculado e pronto para despertar para algo que nunca se quer, você havia sonhado em ser.


Percebeu que este plano não lhe oferece sofrer, mas sim, apenas infinitas oportunidades de perceber, em si, e em tudo, a presença de Deus para o seu despertar. Você enfim, vivo!


E envolto agora em sorrisos fáceis e tomado de uma felicidade sem fim, você olha para suas sementes e vê que tudo que você gostaria de semear, já foi colhido. Não há mais nada para fazer. Não há mais buscas. Não há mais sonhar. 


Só há o sonho. Só há você. Só há a vida e o ser. E assim, você descobre como Deus, em sua justiça e perfeição, assim também lhe fez, e você descobre como a vida é linda, justa e boa, e que você já está em paz.


Você percebe o real significado da preparação de seu jardim. Percebe que não é importante os frutos, mas o semear. 


Perceberá, que de agora em diante, sabendo o que você sabe, e estando desperto como você está, cada semente poderá, e será, multiplicadas em frutos de amor, verdade e paz, sem fim.


Bem-vindo a verdade. Bem-vindo à você. 

—— ——

Nós estamos em um mês importante. Setembro é o mês da prevenção ao suicídio, e esta reflexão especialmente preparada para este propósito que é oferecida à você, é baseada na Parábola do Semeador, usada pelo nosso Mestre Jesus para explicar como funciona o nosso processo de fé.


 Ele explica que uma semente pode ser origem de 100, 60 ou 30 novos imensos jardins, apenas por ela existir. Assim é você!


Nós nos preocupamos com as sementes e seus resultados, mas não preparamos o solo, que é nossa fé.


Esta reflexão nos leva a avaliar o quão profunda é nossa fé, e o quão fértil, é nosso exemplo de vida neste plano, no nosso real trabalho de ser paz e benção aos nossos irmãos.


Devemos ser, assim como nosso Mestre Jesus é, exemplo. Não há poder maior do que o exemplo.


Sinta-se convidado a refletir com atenção e amor, e defina o quão fértil será seu coração. Seja e leve a luz , mostrando os caminhos a todos aqueles que sofrem nas sombras da dúvida e da ilusão.


Divida esta mensagem com todos seus irmãos que possam estar em sofrimento, e acolha-os com amor e ternura.


Fique todos em Deus.

113 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Liberdade

留言


bottom of page